sábado, 12 de maio de 2012

Sejam Bem Vindos!

memoriasipalcantara.blogspot.com


"O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele."

7 comentários:

  1. Oi Balbi!!! Parabéns pela formatação! Atraente! nota 10!!! Mas, concordo em parte com a citação de estreia do blog. De fato, o homem se faz humano pela educação, mas se a ele não forem oferecidas condições de aperfeiçoamento através da educação formal, ele buscará isso, inexoravelmente, nem que seja pelo simples "imitar" de seus pares, pois há na sociedade códigos de conduta que obrigam os cidadãos a agirem conforme suas leis_ escritas ou subentendidas_ mas é pela educação formal e acadêmica, sistematizada e pensada para esse intuito, que a raça humana se sensibiliza para o bom, o belo, o outro, a convivência menos conflituosa possível,e tenta minimizar os efeitos de nosso enorme egoísmo e egocentrismo que naturalmente trazemos, pois sem ele não há valorização da vida e necessidade de mantê-la a todo custo. Precisamos nos amar para sobrevivermos, mas o homem sente inescapável necessidade de se sentir "entre os primeiros da fila", entre os que se encaixam, em pertencer a uma terra ou a uma ideologia. Esse refinamento de pensamento, sim, só é dado pela educação. Com ela damos saltos triplos na evolução humana, ao invés de caminharmos em câmara lenta se apenas imitássemos os mais velhos ou os líderes como fazem os outros animais.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Nete, colocamos a frase pois acredito que a melhor forma de mudar o homem é através da educação, a educação como um todo, inclisive a educação passada de pai para filho.Pois educação nada mais é do que o desenvolvimento das capacidades físiscas, morais e intelectuais do ser humano.Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.Imagine uma criança criada no meio dos animais ( o caso as meninas lobo, acredito que vc conheça), elas não seriam capazes de se adaptar em sociedade... sei de diversos casos que pessoas que não receberam a educação formal, mas que venceram na vida, muitas delas possuem gosto apurado e mais refinamento que muita gente que cursa faculdade por ai. A educação juntamente com o carater tras grandes mudanças na vida do ser humano. Em momento algum tivemos a intenção de falar apenas da educação formal, nos desculpe se foi isso que passamos.

    ResponderExcluir
  4. “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele."
    (Immanuel Kant. Bia, parabéns pela postagem! O pensamento nos mostra que, nós, seres humanos, não somos "nada" sem os conhecimentos adquiridos no decorrer de nossas vivências e experiências.
    *Com a aprendizagem adquirida no nosso dia a dia; tudo possui mais facilidades diante das várias possibilidades de encarar a realidade que estamos inseridos.
    *Com a formação educacional, somos pessoas mais eficazes em questões de análise crítica, visão holística, articulação de ideias; disseminação de posturas firmes e precisas. A educação é a "ferramenta" de transformação social, com ela, adquirimos "olhares" diferentes pela fragmentação e globalização do espaço geográfico mundial.
    *arabéns pela escolha do questionamento!!
    Juan Wagner Honorato - Professor-Geógrafo/Jornalista TVC.
    Coromandel-Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  5. É bom sabermos que mesmo com o processo de globalização e desenvolvimento tecnológico atual, a Educação ainda é o caminho para o sucesso. E as tics são ferramentas que ajudam na concretização desse sucesso por se mecanismos importantes e que o uso das mesmas transformam o processo educacional e vem mudando a visão da relação professor – aluno.
    Luzia

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. obs: os comentários excluídos estavam postados 2 vezes.
    Obrigada pela compreensão.

    ResponderExcluir