sábado, 12 de maio de 2012

Práticas pedagógicas




Nas nossas práticas pedagógicas atuais, estamos conseguindo ensinar nossos alunos a cooperar, no sentido que Jean Piaget nos deixou?



novacharges.wordpress.com



Com a propagação da internet ocorre  uma revolução no processo ensino-aprendizagem. As informações  que antes existiam nas enciclopédias impressas se tornam, em grande parte, ultrapassadas por não contarem com a atualização contínua, como ocorre em alguns espaços virtuais. Espera - se que com esta difusão de informações, a cooperação esteja em alta. A palavra cooperação refere-se a um tipo específico de interação onde não há opressão, não há uso, nem abuso do outro, onde as intenções são compartilhadas e as ações surjam  de acordos transparentes. Desta forma, as relações pedagógicas ocorrem num clima de confiança, no qual a afetividade está compreendida. De acordo com Piaget “o desenvolvimento intelectual e moral só ocorre através da cooperação, pois dela derivam o respeito mútuo e a autonomia, enquanto a coação, como um processo que supõe relação de subordinação, impede que exista uma reciprocidade de ações e sentimentos, impossibilitando à criança a construção das estruturas mentais operatórias necessárias à conquista da autonomia, imprescindível à formação e à consolidação do mundo democrático”. Verifica - se nas atuais práticas pedagógicas que é preciso avançar muito para propiciar aos alunos uma educação cooperativa e emancipatória no sentido que Jean Piaget nos deixou. 
gostodeler.com.br
" Um país se faz com homens e livros" - Monteiro Lobato

3 comentários:

  1. Balbiane, pelo jeito vc trabalhou muito nessa empreitada.
    Abraços Luzia

    ResponderExcluir
  2. Ótimos os vídeos!!! Gostei e recomendo.

    ResponderExcluir
  3. Trabalhei sim, não sei se está tudo certo, mas tentei fazer o melhor.... Muito obrigada pelo companheirismo ontem... espero que consigamos!!
    Abraços, Balbiane

    ResponderExcluir